11 Surpreendentes Benefícios do Gengibre

O gengibre é uma raiz de origem indonésia, indiana e chinesa, chega ao Brasil trazido pelos colonizadores portugueses no século XVI, sendo o Paraná seu principal produtor.

Suas propriedades e seu uso tanto medicinal como alimentício são conhecidas de tempos remotos. Na época era um produto extremamente caro, sendo seu uso exclusivo das classes dominantes em função do seu preço.

Seu sabor picante é único e seu uso é eclético, podendo ser utilizado em pratos doces como pudim e cheesecake ou salgados como no caso de saladas, legumes refogados ou mesmo no arroz para acrescentar um sabor diferenciado.

Contém mais de 25 tipos de antioxidantes diferentes, podendo ser utilizado fresco, em conserva, seco, pó ou em cápsulas. Sua raiz é muito utilizada em chás, sucos, como tempero ou ralado sobre os alimentos.

Extremamente rico em fibras, proteínas, cálcio, lipídios, vitamina B e carboidratos. Cada 100 gramas contêm cerca de 80 calorias.

Vamos conhecer os 11 surpreendentes benefícios do gengibre e como você poderá utilizá-lo de forma diversificada atendendo as suas necessidades:

1. Gengibre Para Perder Peso

Considerado um potente termogênico, acelera o metabolismo do corpo auxiliando na queima de gorduras. Estimula a digestão aumentando as secreções gástricas, combatendo problemas estomacais.

Auxilia nos movimentos peristálticos do intestino combatendo desordens intestinais.

 

2. Náuseas

Ajuda também aliviando náuseas e enjoos provocados em viagens. Sendo muito consumido por gestantes para aliviar os sintomas da gravidez. Para mulheres grávidas é aconselhável seguir as orientações médicas ou de um nutricionista.

A substância encontrada no gengibre o gingerol, é o responsável por trazer o seu sabor picante característico, e é este componente que possui ação analgésica, podendo ser utilizado na forma de chá ou mesmo para algumas pessoas apenas inalar o seu cheiro é suficiente.

3. Substituto do sal

Estimula o paladar, proporcionando a diminuição do sal utilizado no preparo dos alimentos. Sua raiz pode ser utilizada no preparo de sopas e caldos sendo retirado no final do cozimento.

O excesso de sal é altamente prejudicial à saúde, sempre que possível o substitua.

 

4. Antioxidante

Combate os radicais livres responsáveis pelo envelhecimento, promovendo uma renovação celular. Possui ácido fenólico grupo de antioxidante cuja estrutura química exerce efeito combativo no processo degenerativo humano.

Atuam na epiderme regenerando fibras combatendo a perda de elasticidade da pele.

5. Combate a celulite

A celulite é uma alteração causada pelo acúmulo de gordura, água e toxinas na pele em conjunto com alterações na circulação sanguínea.

Possui ação anti-inflamatória combatendo as temidas celulites, eliminando as gorduras localizadas, ativando a circulação, além de aumentar a imunidade.

 

6. Alívio da dor

Reduz a dor e a inflamação causadas pela artrite, eliminando os componentes químicos responsáveis pelos processos inflamatórios.

 

7. Afrodisíaco

Um dos alimentos afrodisíacos, aumenta a circulação sanguínea alterando os hormônios como consequência estimula o apetite sexual.

Bastante utilizado em massagens, pois aquecem o corpo e estimulam a atividade sexual.

 

8. Gripe e resfriados

Aumenta a imunidade combatendo infecções e o mal-estar ocasionado pela gripe.

Quando os primeiros sintomas da gripe começam a aparecer o vírus já está na corrente sanguínea, o gengibre acelera a circulação evitando que os vírus ‘tomem conta’, sendo eles eliminados rapidamente, antes que se propaguem pelo organismo.

 

9. Câncer

Matam as células cancerígenas inibindo o desenvolvimento do câncer. Reduz em até 56% o tamanho dos tumores de próstata, desinflamando o tumor.

Também utilizado no combate ao câncer de mama, pulmão e bexiga.

 

10. Garganta

Alivia a dor de garganta e a rouquidão da voz. Pode-se fazer chá com a raiz do gengibre, podendo também deixar uma rodela em uma garrafinha de água ou mastigar um pedaço da raiz descascada.

Possui ação anti-inflamatória sendo eficaz no combate a inflamações.

11. Controlar o diabete

É um alimento com baixo teor de açúcar, atua aumentando a absorção de glicose pelas células reduzindo o nível de açúcar no sangue.

Caso faça uso de medicação controlada para diabete consulte seu especialista.

É aconselhável comer em torno de 10 gramas da raiz diariamente ou 5 gramas de pó. Seu uso excessivo pode causar azia, irritações na pele e disfunção intestinal.

Seu uso não é aconselhável para hipertensos ou para quem sofre de hemofilia.

Surpreendentemente proveitosa, uma raiz tão poderosa como o gengibre, atua de maneira benéfica no organismo humano proporcionando o alívio de desconfortos e prevenindo doenças.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *