12 Benefícios Maravilhosos do Chá de Amora

Pensou numa confraternização com amigas e lembrou do chazinho da tarde? Lembrou do chá de amora? Não? Então vamos apresentar 12 benefícios deste chá para você lembrar de incluí-lo na sua próxima reunião ou no seu dia a dia.

Originárias da Ásia, são cultivadas também na África e América do Norte, no Brasil temos amoras de setembro até novembro, com diversas espécies, sendo as mais comuns a vermelha, a branca e a preta.

É rica em vitaminas apresentando um alto teor de açúcar e de ácidos sendo o equilíbrio destes dois elementos que conferem um sabor agradável a fruta, servindo tanto para fins medicinais como alimentícios. Na sua composição encontramos 90% de água, carboidratos, sais minerais, fibras e ácido fólico.

As folhas da amoreira também são ricas em nutrientes apresentando uma concentração maior de substâncias nutricionais, é com elas que são feitas os chás.

Apresentaremos agora as vantagens do chá para a sua saúde:

 

1. Chá de Amora Para emagrecer

Aliado poderoso nas dietas, por conter fibras regula o funcionamento do intestino facilitando a digestão.

Para preparar o chá basta ferver um litro de água, acrescentando de 3 a 5 folhas provenientes de qualquer uma das espécies de amoreira, deixando em infusão por 10 minutos antes de consumir.

A quantidade recomendada é 03 xícaras de chá ao dia, podendo ser consumido quente ou frio. Uma xícara de chá de amora apresenta um total de 75 calorias.

 

2. Prevenção ao câncer

Resveratrol substância presente no chá, protege a saúde do ser humano recuperando e fortalecendo a estrutura celular, bloqueando o processo cancerígeno em diversos estágios impedindo que estas células se multipliquem.

Atua ativando e desativando enzimas que são fundamentais no controle dos tumores cancerígenos. Possuem compostos secundários como os ácidos fenólicos que são vitais para a saúde.

 

3. Antioxidante

Combate os radicais livres ativando genes específicos (SIR) responsáveis pela nossa longevidade.

Protegem as células das mutações sofridas tanto por fatores internos os radicais livres, como pelos fatores externos a poluição, o tabaco, os raios solares entre outros.

chá de amora

4. Combate doenças degenerativas

Podendo não apenas combater como também em alguns casos prevenir doenças degenerativas graves como Parkinson e Alzheimer.

Atua protegendo o cérebro, combatendo a inflamação causada no processo desencadeado pela degeneração dos neurônios e atenuando a dor ocasionada por alterações no sistema nervoso.

 

5. Aumenta os níveis de energia

Indicado para atletas por influir diretamente nos níveis metabólicos, trazendo mais energia e disposição, protegendo a estrutura celular permitindo um alto desempenho em atividades físicas.

 

6. Combate a anemia

Por apresentar um alto teor de ferro, o chá de amora é eficiente em prevenir e combater a anemia.

O ferro é um elemento vital na produção da hemoglobina no sangue sendo sua ingestão indispensável para o combate da anemia. A falta de ferro pode ocasionar distúrbios como o cansaço, dificuldade de concentração, dor de cabeça, ansiedade, palidez entre outros.

 

7. Controla o colesterol

Por apresentar um alto teor de flavonoides ajuda no combate ao colesterol. Atuam como antioxidantes diminuindo o colesterol ruim (LDL), aumentando o colesterol bom (HDL).

 

8. Cicatrizante

O chá de amora é rico em vitamina C e zinco, importantes aliados no processo para acelerar a cicatrização da pele.

Auxiliam na renovação celular prevenindo infecções. Pode-se fazer um cataplasma com as folhas, para auxiliar na cicatrização de feridas abertas.

 

9. Amigdalite

Além de tomar o chá de amora recomenda-se fazer gargarejos. Repleta de vitaminas A,C e E potente combatentes de infecções, ajudam a inibir o crescimento de bactérias.

 

10. Tônico para o organismo

Os seus nutrientes são revigorantes, além de proporcionar uma limpeza no organismo fortalecendo-o, são uma excelente fonte de energia.

Neste caso pode-se fazer o chá também com a fruta. Utilizar uma xícara de fruta em meio litro de água.

 

11. Osteoporose

Auxilia na prevenção da osteoporose por ser rica em cálcio atuando também na circulação sanguínea.

 

12. Equilibrar o pH do organismo

O fósforo encontrado na amora e presente no nosso código genético, é responsável por ativar enzimas que mantém todo o nosso organismo funcionando.

Apresentamos os 12 benefícios do chá de amora para o seu organismo! O seu chá das cinco nunca mais será o mesmo! Bom proveito no seu uso!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *