Chá de Hibisco: O Seu Aliado No Emagrecimento

Amplamente utilizado por adeptos a dietas para emagrecer, será que de fato o chá de hibisco ajuda mesmo no processo de emagrecimento? Qual seria a melhor forma de consumi-lo? Qual a quantidade diária que se pode ingerir desse chá? Bom, se você tem essas dúvidas, continue lendo porque nós temos as respostas!

Se você evita o consumo de chá porque acha a bebida amarga e acredita que ao colocar adoçante ou açúcar está perdendo efeitos da bebida, talvez a melhor notícia que iremos te dar durante o texto é que você pode apostar no chá de hibisco porque ele não é amargo.

O chá de hibisco é sim o seu aliado no emagrecimento, isso porque suas propriedades incluem diversos benefícios ao corpo, tais como:

– Eliminação da retenção de líquidos.

– Estimula a queima de gordura.

– Melhora a circulação do sangue.

– Rico em vitamina C.

Regula o funcionamento intestinal e facilita o processo digestivo.

O que confere tanto poder ao chá, é uma substância chamada antocianina, essa substância é da família dos flavonoides, que são antioxidantes poderosos na eliminação de toxinas e combate ao envelhecimento precoce de nosso corpo.

Assim, o organismo deixa de acumular substâncias que dificultam o emagrecimento, e faz uma limpeza interna atuando na eliminação de toxinas.

cha de hibisco planta

Mas atenção, o chá de hibisco como conhecemos é obtido da Hibiscus Sabdariffa, que é uma espécie diferente da planta ornamental que podemos ter em nossos jardins, então não tente colher sua plantinha.

Com a popularização do chá, a indústria desenvolveu diversas formas de consumir a bebida: pó, chá pronto, sachês, e inclusive cápsulas com os princípios ativos semelhantes ao da bebida. O problema disso é a concentração de hibiscus que você estará consumindo.

Por isso, a melhor forma ainda é a tradicional que é fazer o chá das flores e folhas, que é fácil de fazer, confira:

Você vai precisar de: 2 colheres de sopa de hibiscos secos para um litro de água.

Para preparar: deixe a água esquentar, mas não deixe chegar em ponto de fervura. Coloque as duas colheres de sopa de hibiscos, e deixe a mistura tampada até amornar.

Quantidade diária da Chá de Hibisco e como tomar

O recomendado é que se tome até 4 xícaras do chá de hibisco diariamente, ultrapassar essa quantidade não é recomendado por causa do efeito diurético da bebida.

A melhor hora para tomar é uma xícara de chá 30 minutos antes das principais refeições, para ajudar a eliminar a gordura presente nos alimentos.

cha de hibisco

Turbinando o Chá de Hibisco

Para emagrecer ainda mais rápido, você pode utilizar junto ao chá raspas de gengibre, ou um pouco de canela, essas substâncias são termogênicas e aceleram a queima de gordura corporal.

Você também pode pingar gotas de limão em seu chá e consumi-lo sem açúcar, o limão é um poderoso aliado no emagrecimento e atua também na limpeza do organismo eliminando toxinas, além de ser rico em vitamina C que melhora seu sistema imunológico.

Cuidados e Precauções

É muito importante que se tenha atenção ao consumo de água. Isso porque muitas pessoas acabam deixando de beber água para consumir outras bebidas que matam a sede como o chá de hibiscos.

O que ocorre é um processo de desidratação no corpo, o que traz muitos malefícios a saúde, e prejudica seu processo de emagrecimento, porque o corpo tentará reter o máximo de água possível para funcionar bem.

Portanto, não deixe de ingerir dois litros de água por dia, para que seu corpo não sofra efeitos negativos sem necessidade. Tudo consumido em excesso proporciona malefícios a saúde, e com o chá de hibisco não é diferente.

Mulheres grávidas ou em fase de TPM não devem consumir o chá. Durante a TPM a bebida pode atuar agravando sintomas, e gerando desconforto.

Neste momento, você já aprendeu como fazer sua bebida, e que o chá de hibisco é sim seu aliado na perda de peso e conquista de um corpo mais saudável e com aparência que te agrade.

Aproveite estes conhecimentos na sua rotina, e não deixe de incluir o chá de hibisco na sua dieta, para que o emagrecimento seja mais rápido e saudável. Prefira sempre as versões mais naturais e zero açúcar. Cuide-se!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *