Dieta Low Carb: Como Funciona?

Fazer dieta Low Carb na verdade não é apenas um modismo lançado pelas musas fitness que acompanhamos por redes sociais, os adeptos desse tipo de alimentação são a prova viva de que essa dieta traz consigo um verdadeiro tratamento através da ingestão de comida saudável.

dieta low carb

E isso é extremamente necessário, porque com os hábitos alimentares modernos, cresce ao redor do mundo a quantidade de indivíduos obesos e diabéticos. É a forma como nos alimentamos diariamente com açúcares e carboidratos que está nos envenenando sem que consigamos perceber.

A mudança proporcionada pela dieta Low Carb não é passageira, isso porque ela propicia ao indivíduo uma nova forma de ver a comida além de uma mudança de como o seu corpo metaboliza os alimentos.

Isso se dá devido aos princípios do que se deve comer durante a Low Carb, que se baseiam em:

– Cortar carboidratos.

– Aumentar o consumo de chás, principalmente o verde.

– Consumir gorduras de boa qualidade como a do abacate.

– Consumir proteína vegetal e animal.

– Jejum intermitente.

Ao começar a se alimentar com a dieta Low Carb seu corpo mudará a forma de metabolizar a alimentação, isso porque a diminuição de carboidratos fará seu corpo usar a sua gordura corporal como fonte de energia principal. Causando a tão sonhada perda de peso natural e saudável.

Isso porque, quando o corpo precisa de energia e não tem a fonte primária que seriam os carboidratos, ele irá liberar um hormônio chamado glucagon, que é o responsável por queimar a gordura estocada pelo corpo.

Quando se consome chá verde aliado a reeducação alimentar proporcionada por essa nova forma de se alimentar, ganha-se em número de benefícios, entre eles:

  1. Aceleração do metabolismo
  2. Quebra de gordura
  3. Desintoxicação do corpo
  4. Melhora do funcionamento intestinal
  5. Redução das taxas de colesterol

Você deve estar empolgada para iniciar essa nova forma de se alimentar, e obter ao máximo todos os seus benefícios, mas calma! Algumas pessoas não podem fazer essa alteração alimentar sem consultar um médico.

Idosos, gestantes e lactantes devem evitar alterações drásticas em seus hábitos alimentares sem avaliação médica, o mais recomendado é que se procure um nutricionista para ajudar a alcançar seus objetivos nessa fase da vida.

Crianças e adolescentes devem evitar dietas restritivas sem prescrição nutricional, nessa fase da vida o corpo ainda está em crescimento, e precisa da energia dos carboidratos e de uma alimentação balanceada para auxiliar o desenvolvimento físico e hormonal.

Recomendações antes de começar a Dieta Low Carb

Um adulto normal come cerca de 50% a 70% de suas calorias diárias somente ingerindo carboidratos, com a sua nova alimentação esse percentual reduzirá para algo em torno de 15% a 30%.

Dê preferencia a carboidratos de baixo índice glicêmico, para não ultrapassar esse limite, e comece lentamente, até seu corpo se acostumar com a nova alimentação.

Se você treina, poderá sentir uma falta de energia inicial, isso é normal do processo de adaptação.

Beba ao menos dois litros de água diariamente, para que seu corpo consiga processar corretamente o aumento da ingestão de proteínas, evitando riscos aos rins.

O que comer?

dieta low carb regrasProteínas: carne vermelha, frango, peixe, queijos e ovos são os mais indicados. Evite alimentos embutidos.

Legumes e verduras: São essenciais para ajudar na ingestão de fibras, mas tenha cuidado, batata, beterraba, mandioca, milho, ervilhas e feijões são proibidos.

Bebidas: Está liberado o consumo de água, chás e café. Evite sucos industrializados, sucos naturais adoçados, e refrigerantes, lembre-se que o açúcar é alimento proibido.

Frutas: laranja, limão, banana, abacaxi e mamão são frutas proibidas! Invista em melão, melancia, morango, abacate, kiwi e pêssego.

É importante lembrar que só é necessário se alimentar quando sentir fome, e nas refeições você deve comer até se sentir saciada.

Ao começar a se alimentar com a dieta Low Carb, você irá se beneficiar eliminando o excesso de peso, melhorando sua autoestima, tendo mais saciedade, e muito mais disposição, porque seu corpo passa a funcionar melhor.

Agora que você já sabe o funcionamento da dieta Low Carb, seus benefícios para a saúde, e o que pode ou não comer, inicie essa reeducação alimentar! Você irá proporcionar diversos benefícios para o seu corpo e sua saúde física e mental.

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