Proteína na Dieta é Importante?

Proteína na dieta é importante, pois para o corpo, atua como macromolécula-uma das mais versáteis existentes – fundamental nas funções celulares.

A proteína na dieta é importante, pois atua como um composto orgânico formado por um conjunto de aminoácidos. Existem – aproximadamente – 200 aminoácidos na natureza, porém apenas 21 desses conseguem ser metabolizados por nosso organismo. Existem aminoácidos que são essenciais para nosso funcionamento e que precisam ser ministrados através da dieta.

Funções da proteína para o organismo

As proteínas têm seis funções principais para nosso organismo, sendo considerada como reforços para nossa alimentação:

Defesa do sistema imunológico: os anticorpos nada mais são do que proteínas, e são eles que agem no corpo protegendo-o de substâncias, toxinas e outros organismos nocivos que possam prejudicar nossa saúde;

Regulação: os hormônios são proteínas que regulam diversas atividades metabólicas em nosso corpo. O exemplo mais comum e mais conhecido é o da insulina, hormônio regulador da glicose no sangue;

Enzimas: são catalisadoras das reações químicas existentes no organismo. Cada enzima atua de forma diferente dependendo de sua estrutura. Esse é o grupo mais abundante de proteínas;

Função como nutriente: alguns tipos de proteínas atuam como nutrientes para o organismo. Um exemplo dessa categoria é caseína do leite; um dos motivos que comprovam que a proteína na dieta é importante;

Estruturais: as proteínas auxiliam na elasticidade e consistência dos tecidos. O colágeno é um destaque dessa função;

Transporte e substâncias: as proteínas também servem como veículo para aminoácidos e glicose, por exemplo, através das membras celulares.

Proteína na dieta- em quais alimentos encontrar?

Alimentos-ricos-em-proteinaAs proteínas podem – e devem – ser incluídas na dieta de toda e qualquer pessoa, pois além das funções acima, quem procura emagrecer saudavelmente pode usá-las como artifício para obter a perda de peso. Outro fator que mostra o quanto proteína da dieta é importante.

Alguns alimentos são ricos em proteínas, e podem ser acrescentados nas refeições, de modo moderado, são:

  • Ovo: além de ser ricos em proteínas, é fonte de vitamina B12, substância que reduz os níveis de gordura e na formação de músculos;
  • Leite: leite e derivados – queijos e iogurtes – são itens que possuem abundância em proteínas e que enriquecem as refeições;
  • Peixes;
  • Carnes vermelhas: consideradas melhores fontes de proteínas;
  • Frango;
  • Amêndoas;
  • Camarão;
  • Soja.

Proteína é importante na dieta e ajuda na firmeza da pele

firmeza-da-pele-proteinaAo emagrecer, algumas camadas de pele podem ficar flácidas devido a perda da gordura localizada, o que acaba gerando desconforto estético em várias pessoas. Ou ainda no surgimento de rugas, que são sinais inevitáveis da idade.

Mas ambos problemas podem ser diminuídos com o consumo de proteínas – de forma moderada, é claro. Nessa parte, o colágeno é a principal proteína que vai exercer essas tarefas. Além de dar mais firmeza à pele, ele atua no fortalecimento das articulações, cabelos e unhas, além de hidratar e pele.

Proteína pode saciar a fome por mais tempo?

Para falar a verdade, a proteína é importante na dieta e é sim a substância que deixa o corpo saciado por mais tempo. Estudos comprovam que ingerir proteínas logo no café da manhã faz com que o corpo consuma menos calorias e aumentam a saciedade entre o café e o almoço.
No almoço, para construir mais rapidamente a sensação de saciedade, pode-se consumir alguns dos itens citados acima, mas com as outras categorias de alimentos juntos, para manter uma alimentação saudável.

Suplementação com proteína no pós-treino

A suplementação alimentar vem sendo um item bastante adquirido para quem procura resultados mais rápidos, seja para ajudar na perda de peso, assim como o aumento de massa muscular.

A escolha do suplemento para cada indivíduo varia de acordo com os objetivos do mesmo, assim como o seu estilo de vida, modalidades esportivas, fase de treinamento o que a pessoa já ingere através da alimentação.

Essa questão deve ser levada para um nutricionista, que vai indicar qual é o mais correto para cada pessoa e também se há ou não a necessidade do consumo do mesmo.

Antes de partir para o consumo de suplementos, é essencial verificar o consumo de proteínas que está sendo ingerida na alimentação diária e manter ou aumentar o mesmo para não ser dependente de substâncias (existentes nas cápsulas de suplementos) – que futuramente – podem fazer mal ao corpo.

Agora você já sabe que proteína na dieta é importante e você pode fazer uso, de forma equilibrada, para manutenção do seu peso.