Treino HIIT: Seque com o Treino de Alta Intensidade

Não é raro procurarmos uma academia quando queremos emagrecer, e ouvirmos de treinadores e colegas de treino que devemos nos dedicar aos exercícios aeróbicos. O treino HIIT é inclusive um protocolo de treinamento aeróbico.

Por isso, muitas pessoas acabam passando longos períodos realizando caminhadas, pedaladas e outros tipos de exercícios aeróbicos em baixa intensidade e longa duração. O que acontece é que no período em que se está praticando o exercício haverá queima calórica, mas e após a interrupção da prática?

O corpo voltará a seu estado normal, e seu metabolismo irá diminuir a queima calórica. Ou seja, só houve perda significativa durante a prática física.

treino hiit queimar gorduraVisando melhorar a performance física, muitas pessoas têm procurado realizar o protocolo de treino HIIT. Com ele, em pouco tempo o corpo alcança elevado gasto calórico e se mantém nesse ritmo de gasto por muitas horas após a realização do treinamento, causando um emagrecimento saudável.

O que é o treino HIIT?

A sigla significa Treino Intervalado de Alta Intensidade. É uma modalidade de treinamento físico, ideal para quem tem pouco tempo para se dedicar aos treinos e deseja emagrecer, alcançar definição muscular e melhorar o condicionamento físico.

Isso porque devido a intensidade do treino, sua duração é de em média 15 a 20 minutos, e seu efeito sobre o corpo é muito mais duradouro do que exercícios aeróbicos de baixa intensidade.

Como o treino HIIT funciona?

treino hiit pernasEsse treinamento irá fazer com que seu corpo entre em um processo de excesso de consumo de oxigênio após o exercício, o que ajuda a melhorar a sua capacidade cardiovascular, e auxiliar a produção de hormônios relacionados a lipólise, ou seja, aumentar a queima de gordura.

Além disso, o corpo levará um tempo para conseguir voltar ao seu ritmo de funcionamento normal após um treino tão intenso, o que fará com que você passe muito mais tempo queimando calorias após o treino.

Para quem o treino HIIT é indicado?

Esse protocolo de treinamento pode ser seguido independente do seu nível de treinamento, pois o treino consiste em dar seu máximo por curtos períodos de tempo, e cada indivíduo terá seus próprios limites.

Se a pessoa for sedentária e tiver mais de 35 anos, e está desejando começar a realizar esse tipo de treinamento, é importante fazer uma consulta com um cardiologista para checar se o corpo poderá ser submetido a um treinamento tão intenso.

Como fazer o HIIT?

O treino HIIT pode ser feito em praticamente qualquer lugar, e até mesmo sem usar nenhum aparelho.

Mas a forma mais comum de realizar esse treinamento têm sido correndo em esteiras, para que o ritmo possa ser mais controlado.

Assim, o praticante deverá correr em máxima velocidade na proporção de ¼ de treino intenso para descanso, no período total de 15 minutos. Ou seja, isso equivale por exemplo a 15 segundos de corrida em alta velocidade, para 60 segundos de caminhada leve.

Esse treino de 15/60 é indicado para iniciantes que nunca tenham praticado a modalidade. Ao adquirir o costume de realizar o treino, o tempo deverá ser ajustado para mantê-lo sempre em alto rendimento.

É importante lembrar, que por ser um treino muito intenso, o HIIT não deve ser realizado mais de 3 vezes na semana, para evitar o risco de atingir o over training, e com isso perder os benefícios adquiridos com a modalidade.

Que resultados esperar?

Quando corretamente executado, o treino HIIT fará com que o praticante:

– Perca gordura localizada;

– Melhore seu sistema cardiorrespiratório;

– Acelere seu metabolismo;

– Melhore seu condicionamento físico;

treino hiit abdomenUtilizando esse tipo de treino, o praticante não precisa passar sequer uma hora na academia, e terá bons resultados, alcançando o emagrecimento saudável e duradouro. Por isso o treinamento virou febre, e conquista cada mais praticantes.

Após esclarecer esses pontos sobre a prática do treino HIIT, você certamente já percebeu que é muito melhor realizar este treinamento do que passar horas na academia se dedicando a esteira e outras atividades aeróbicas de baixa intensidade.

Tenha todos os cuidados recomendados antes de iniciar a prática para que seu corpo se adeque bem ao exercício e você consiga conquistar todos os benefícios sem se expor a riscos como o over training.

Lembre-se que apesar do HIIT ser um treinamento que mostra resultados mais rapidamente, é preciso ter paciência para alcançar seus objetivos físicos de maneira saudável e definitiva. E que para fazer treinos intensos o corpo precisa estar bem alimentado.

Ou seja, o treino HIIT não combina com uma alimentação extremamente restritiva, pois o corpo precisa de energia para o exercício físico, e se você está cortando totalmente carboidratos por exemplo, seu corpo poderá não render o esperado e necessário durante o HIIT.

Portanto, invista não somente do seu treinamento físico, mas procure manter uma alimentação saudável e equilibrada que tenha sido pensada para os seus objetivos, dessa forma, será mais fácil e rápido alcançar todos os seus objetivos físicos e estéticos com a ajuda do treino HIIT.

Se você quiser informações sobre o um programa de treino HIIT, acesse esse artigo que avalia o programa Total Hiit Thiago Pugliesi.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *