Tudo Sobre a Dieta Dukan!

Bastante conhecida e polêmica a dieta Dukan por seguir na contramão das indicações dos especialistas, tornou-se popular e reconhecida por apresentar efeitos eficazes.

Vamos detalhar o passo a passo da dieta apresentando sugestões de cardápio.

Criador da dieta Dukan

O criador da dieta é um médico neurologista francês Pierre Dukan, ele abandonou a neurologia logo no início da carreira dedicando-se a nutrição, foi desenvolvendo no decorrer de aproximadamente 20 anos, através de estudos com pacientes, a metodologia da sua dieta.

Sua fama conquista o mundo quando lança em 2000 o livro intitulado “Não consigo emagrecer”, logo torna-se best-seller sendo traduzido para 14 idiomas, ao chegar ao Brasil mantém-se na lista dos mais vendidos.

Também conhecida como a dieta da princesa, Kate Middleton aderiu à dieta Dukan antes do seu casamento, outros famosos que aderiram foram Beyoncé, Jennifer Lopez, Gugu Liberato e Fernanda Paes Lemes.

A dieta Dukan é composta por 4 fases distintas proporcionando a perda de 2 a 3 quilos já na primeira semana.

dieta dukan fases

Dieta Dukan – Fase de ataque

Fase mais radical do programa podendo ser ingerido somente proteínas, durando em torno de 7 dias.

Alimentos permitidos: carnes, peixe, ovos, frios como presunto ou peito de peru, leite desnatado, queijo e derivados, café, chá, temperos e 01 colher e meia de farelo de aveia por dia.

Sugestão de cardápio:

  • Café da manhã – 01 pote de iogurte natural; 02 fatias de peito de frango grelhado; 01 xícara de chá-verde com canela e gengibre.
  • Lanche da manhã – 03 fatias de peito de peru ou 02 fatias de queijo branco.
  • Almoço – 150 gramas de carne a sua escolha (magra) grelhada; 01 omelete feita com 01 gema e 02 claras.
  • Lanche da tarde – chá ou café; biscoitos de aveia.
  • Jantar – frango assado sem pele.
  • Ceia – 01 ovo.

Dieta Dukan – Fase de Cruzeiro

Entram em cena as verduras e legumes com exceção da batata, em dias alternados sendo um dia só proteína, no dia seguinte incluir verduras e legumes.

A duração desta fase dependerá de quantos quilos pretende perder, caso sua meta seja diminuir 10 quilos e tenha perdido 5 na primeira fase, deverá permanecer nesta até perder os outros 5.

Alimentos permitidos: verduras e legumes da sua preferência; 02 colheres de farelo de aveia por dia.

Sugestão de cardápio:

  • Café da manhã – 01 pote de iogurte; 01 ovo cozido; 01 xícara de café ou chá-preto sem açúcar.
  • Lanche da manhã: 02 fatias de rosbife.
  • Almoço: salada de rúcula e tomate; 03 colheres de sopa de carne moída; espinafre refogado com alho.
  • Lanche da tarde: 03 fatias de tofu ou ricota grelhada; 01 pote de iogurte.
  • Jantar : carne ao molho; salada de pepino, alface e berinjela.
  • Ceia: 01 taça de gelatina diet.

Dieta Dukan – Fase Consolidação

Essa fase é para manter o peso, reservando a quinta-feira para a ingestão apenas de proteínas.

Alimentos permitidos: nesta fase as frutas estão liberadas, pão integral e massas, 02 colheres de farelo de aveia por dia.

Sugestão de cardápio:

  • Café da manhã – 01 copo de leite; 01 fatia de pão integral com tomate, alface e queijo.
  • Lanche da manhã – 03 ovos de codorna.
  • Almoço – 01 lata de atum com macarrão integral; salada de legumes crus; 01 laranja.
  • Lanche da tarde – 01 xícara de mate gelado com limão.
  • Jantar – salada de rúcula com aspargos; 200 gramas de arroz integral à grega, 01 filé de frango.
  • Ceia – 01 copo de suco de abacaxi; 01 xícara de chá de gengibre; 01 fatia de queijo.

Dieta Dukan – Fase de estabilização

A partir desta fase todos os alimentos estão liberados, mas com moderação, mantendo um dia da semana só para proteínas.

Alimentos permitidos: todos; 03 colheres de sopa de farelo de aveia.

Durante a dieta Dukan é necessário fazer caminhadas regulares e tomar diariamente 02 litros de água.

Além do livro que o consagrou Dukan escreveu livros como “Receitas Dukan – Minha dieta em 300 receitas” e “Método Dukan. Os 100 alimentos permitidos”.

 

Esta é a famosa dieta Dukan seguida por celebridades e pessoas que desejam perder peso, com métodos específicos e resultados variando de pessoa para pessoa.